sábado, 11 de setembro de 2010

Vinícola Luiz Argenta - Flores da Cunha-RS

A Vinícola Luiz Argenta tem um espumante que certamente  poderia ser motivo de orgulho ou preocupações à Viúva Clicquot, se ela estivesse viva. Estávamos na frente da vinícola e ainda não tínhamos certeza se estava aberta para visitação naquele momento, mas entramos mesmo assim, pois o espumante Luiz Argenta era nossa meta inicial, e além do mais, difícil de conseguir em Porto Alegre. Neste momento ressalto que o sol saiu de seu esconderijo e o que iniciou como um dia frio e chuvoso se transformou numa linda tarde de sol.

Ao chegarmos ficamos encantados pela beleza do lugar e pelo tamanho da estrutura, assim não nos demos conta que não tinha movimento lá. Seguimos por uma estradinha entre as videiras, ou seja, o caminho errado e certamente inadequado para o nosso carro, pois atolamos em meio a uma paisagem europeia e digna de filme cult italiano, mas mantivemos o encantamento e o humor. 

Nossa incursão foi suficiente para chamar a atenção de um senhor simpático que surgiu no imponente prédio. Meu marido então perguntou se a Vinícola estava aberta ao público e o diálogo que seguiu foi o seguinte: Vocês estão funcionando hoje? / Claro, passem aqui por favor. /  Muito prazer, Argenta, sejam bem vindos.

Fomos recepcionados pelo simpático Deunir Luis Argenta, dono da vinícola que leva o nome Luiz Argenta em homenagem ao seu pai. Éramos apenas eu e o meu marido, então percebemos que na verdade a vinícola não estava aberta nesse dia, pois estavam terminando algumas obras na estrada (por isso atolamos, rs). 

O incrível e digno de registro foi o tempo que nos foi dispensado pelo dono da vinícola, o Argenta, um respeitado e bem sucedido  empresário do Sul do País, que sem nenhum interesse e de maneira despretensiosa nos mostrou tudo durante mais de três horas, numa doação pelo simples prazer de falar de sua verdadeira paixão, o vinho.

A dedicação do Argenta na explanação nos surpreende até agora, pois em nenhum momento durante a visita comentei sobre a intenção de publicação ou mesmo que eu era a responsável pelos Sites e Blogs do Frigideiras.com, Blogs Gourmet e Produtos Gourmet

O Argenta nos contou a história do lugar, que confunde-se com a história do vinho no Brasil, pois as primeiras uvas viníferas do país foram plantadas justamente naquela propriedade no ano de 1931 e quatros anos mais tarde originaram os primeiros vinhos varietais do Brasil. 

O local foi adquirido pela família Argenta em 1999, que desenvolveu um avançado projeto de produção de vinhos. Assim nasceu a Vinícola Luiz Argenta, da união dos melhores terroirs do Brasil com as mais modernas técnicas de elaboração de vinhos e espumantes sofisticados.

A área ocupa um espaço de cerca de 140 hectares, sendo 55 hectares de parrerais de uvas viníferas, com uma produção pra lá de selecionada de apenas 1 kg de uva por planta, enquanto o normal é obter até 5 kg. Na área encontram-se mais de 20 tipos de solos diferentes, então, cada variedade de uva foi planejada e cultivada de acordo com a variante do solo e clima, o que permitiu uma maior garantia de qualidade. As mudas foram importadas da Europa e os processos implantados, bem como as instalações, são equivalentes ou até melhores que os existentes em conceituadas vinícolas europeias.

Levamos para casa: Chardonnay 2008, Cabernet Franc 2009, Merlot 2005 e espumantes Brut Rosé, Brut e Moscatel. Lembro que nossa paixão pelos espumantes Luiz Argenta começou com o Brut e logo passou para o Brut Rosé, experiências maravilhosas. Levamos para casa muito mais que espumantes e vinhos, a degustação foi única e pessoal.

Escutar o Argenta falando, mostrando as instalações construídas ou esculpidas em meio as rochas aparentes, os barris de carvalho importados da França (os melhores do mundo) nos deu a certeza que aquele homem não estava apenas a frente de um negócio, pois falava com verdadeira paixão, com o coração, como só os homens que acreditam num ideal conseguem falar. 

Naquele momento percebemos que não existem motivos racionais para tudo aquilo, certamente o investimento milionário feito na vinícola não busca apenas o lucro, pois o cuidado e a dedicação ali depositados superam qualquer tipo de racionalidade, estão além, fazem parte de um conjunto de fatores que somados produzem frutos únicos e inigualáveis, que são: homens de caráter, amor as tradições, grandes conquistas e maravilhosos espumantes e vinhos.

Vinícola Luiz ArgentaEndereço: Av. 25 de Julho, 700 - Flores da Cunha-RS. Fone.: 54 3292-4477. Endereço eletrônico: www.luizargenta.com.br  / Email: luizargenta@luizargenta.com.br

0 comentários:

Postar um comentário