terça-feira, 7 de setembro de 2010

Espumante Valdemiz Moscatel - Flores da Cunha-RS


Uma das coisas boas do Rio Grande do Sul é a diversidade, de um lado da capital temos o Litoral e do outro a Serra, geografia e povos distintos e diferentes sensações provocadas pelas heranças de nossos antepassados que trouxeram pra cá seus costumes, culinária e paixão.

Na sexta-feira, 03/09, decidimos que sábado iríamos para uma cidade chamada Flores da Cunha para conhecer suas vinícolas e herança italiana. Tal vontade surgiu há mais ou menos 1 ano, quando conhecemos a espumante Luiz Argenta, que é fabricada na região, cerca de 150 km de Porto Alegre. 

O dia escolhido para a viagem não colaborou inicialmente, mas seguimos em frente com os planos e tenho certeza que ao olhar essa foto aqui ao lado dá para se ter uma ideia do quanto essa espumante é boa, para manter nosso ânimo de acordar às 6 h com frio e ainda pegar uma estrada com chuva forte.

Estrada sinuosa, paisagem de tirar o folego na chamada Rota Romântica, seguimos devagar e curtindo cada curva, boa conversa, o barulho da chuva e uma leve neblina que apenas deixava a viagem ainda mais charmosa. O frio foi nosso companheiro de viagem, mas nos acompanhava de carona, do lado de fora do carro.

Na entrada da cidade paramos na primeira vinícola, chamada Monte Reale - Valdemz, fomos atendidos por uma moça muito simpática que nos contou a história da família, mostrou a aprazível casa e e imediatamente nos conduziu para a degustação dos seus vinhos e espumantes. 

A família Mioranza produz vinhos faz mais de 700 anos, sua história iniciou na Itália no Vale del Miz, comune de Sospirolo, província de Belluno. A valorização da sua história e laços familiares fortes são características marcantes da região, então quase toda degustação é muito prazerosa, pois vem sempre acompanhada de histórias de vida de gente simples e de coração bom. 


Aqui compramos para o dia-dia algumas garrafas de um vinho que gostei, Valdemiz Cabernet Sauvignon safra 2005 e também espumante Moscatel. Alías, vale comentar que nunca fui fã de espumante Moscatel, isso até ser surpreendida pelas espumantes gaúchas, pois não são tão doces, assim descem muito bem. 



Em 2009, merecidamente a espumante Valdemiz Moscatel conquistou a medalha de ouro (Médaille D’OR) numa importante competição anual que ocorre na França (Effervecents du Monde). 



Nessa vinícola a atendente sempre simpática nos indicou o caminho da Vinícola Luiz Argenta (nosso objetivo inicial), mas antes nos deu uma dica maravilhosa da Vinícola Salvador. Confira no próximo post, pois fui surpreendida nessa casa.


Vinícola Monte Reale - Valdemiz - Endereço: Av. 25 de Julho, 5005 - Flores da Cunha - RS. Logo na entrada da cidade, após o Pórtico. Fone: (54) 3292-1011. www.valdemiz.com.br  /  email: valdemiz@valdemiz.com.br

0 comentários:

Postar um comentário